sábado, 25 de outubro de 2008

ESSA CRIANÇA......

Dentro de mim mora um anjo
Que não é todo perfeito
Mas que enche minha vida de encanto
E às vezes mal cabe no peito.
Dentro de mim mora um anjo
Que mexe com todo meu ser
E sua presença em meu mundo
É minha razão de viver.
Dentro de mim mora um anjo
Que me cativo com seus sorrisos
Me faz mil versos criar
E que se não existisse
Te juro!!!
Teria que inventar!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA


Lendo o texto de MORAN, percebe-se que uma aprendizagem só será significativa quando ela envolver práticas que favoreçam reflexões partidas de situações concretas. O aluno deve ser estimulado a busar, pesquisar, produzir conhecimentos. Hoje há muita informação disponível que pode despertar no aluno o gosto de ler, pesquisar, argumentar.

Para MORAN o sucesso pedagógico depende tanto da coerência do que o professor fala e o que faz, da sua competência intelectual, emocional e ética. Os alunos gostam de um professor que os surpreenda, que traga novidades, que varia suas técnicas, metodologias, para que o processo ensino-aprendizagem seja significatio e porque não dizer, inesquecível.

Acredito que que não pode haver um futuro para a humanidade sem que haja professores, pois estes não só transmitem o conhecimento, como também contribuem para a formação de pessoascomprometidas com o bem comum.




quarta-feira, 22 de outubro de 2008

BLOGSPOT NO COTIDIANO ESCOLAR


Encontrei o Blogspot como uma nova maneira de adquirir gráficos para bordar ponto cruz, aliás adoro bordar. Assim foi que encontrei este caminho para renovar minhas práticas de sala de aula, com ele pude conhecer práticas educaticas de alguns países, e sentir que há professores que buscam diariamente apresentar aulas atraentes.



Estou fazendo um Curso miistrado pela professora Roselene, pelo NET, de Passo Fundo, estou adorando, embora precisasse de mais tempo para poder trabalhar nele...


Foi através deste que Curso que tive um melhor conhecimento sobre Blogspot .

Nunca pensei em ter meu próprio Blog, estou adorando, acho que está ficando uma gracinha, espero que gostem.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

NOVAS TECNOLOGIAS


Na atualidade, O COMPUTADOR encontra-se em estado de ascensão no que diz respeito a todas as áreas profissionais. Em consequência, as pessoas tentam usufruir desta nova tecnologia de modo a evoluir na sua profissão.

Acredito que a utilização dos computadores é um benefício a que podemos recorrer nos dias de hoje. Esta nova tecnologias oferece inúmeras vantagens, por exemplo, no meio escolar a utilização do computador incentiva e motiva os alunos para a aprendizagem, para a descoberta. O importante é saber utilizar corretamente esta tecnologia, é necessário saber adequá-la às situações.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DESENVOLVENDO O GOSTO PELA LEITURA

Mesmo que as crianças já saibam ler, não deixe de lhes contar histórias. É importante a arte da leitura, precisam que lhes leiam histórias para as poder
compreender na totalidade. Além disso, é um momento que não deve deixar de ser
partilhado.
As histórias devem ter emoção e sentimento. Não esquecendo dos ritmos e das melodias. As crianças adoram essa musicalidade.

GOSTO PELA LEITURA

Lendo, a criança adquire saber, amplia sua visão de mundo, enriquece o vocabulário, desperta sua sensibilidade, criatividade e escreve com mais facilidade. Além de ingressar num mundo de fantasia a ser descoberto, onde deparam-se com histórias que divertem, fazem sonhar, suscitam dúvidas, dão respostas, apresentam novas emoções.

Assim é importante ler diariamente para as nossas crianças.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

HOJE É O NOSSO DIA


CHEGOU O NOSSO DIA.

QUERO COMPARILHAR COM TODAS AS AMIGAS E AMIGOS PROFESSORES!

COMO SURGIU O DIA DO PROFESSOR
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O decreto falava sobre: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fontes:
www.diadoprofessor.com.brwww.unigente.com

ENFEITE DA SALA



PARA RECEPCIONAR MEUS ALUNOS MONTEI ESTE ENFEITE DE PORTA EM E.V.A., ACREDITEM, É MINHA NOVA PAIXÃO, ESTOU MONTANDO LINDOS ENFEIRTES E JOGOS EM E.V.A.

AS CRIANÇAS ADORAM!


NOSSA TURMINHA




Este ano, cada turminha realizou sua gincana, escolhemos o nome de cada equipe, todos adoraram participar das tarefas, claro, não podia faltar nosso mascote PALITO.


TURMINHA DA MANHÃ E TURMINHA DA TARDE:


NOSSA TURMINHA

SEMANA DA CRIANÇA


Este ano, quiz inovar minha sala de aula para a chegada da Semana da Criança, com a ajuda de minha mãe, montamos este lindo palhaço!

Como leciono para duas turmas de Ed. Infantil, uso a mesma sala de aula, assim meus 40 alunos escolheram o nome do nosso palhaço de PALITO. Ele está sendo o nosso mascote.


PRIMAVERA


ENCOTREI ESTE POEMA NO BLOG MEU KANTINHO, ADOREI, ACHEI QUE COMBINOU COM ESTE JARDIM QUE BORDEI!

ESPERO QUE GOSTEM, DO POEMA E DO MEU JARDIM.

BEIJOS!!!




O Jardim do Coração"


"Dentro do meu coração cresce solto

um jardim de violetas e perfumadas rosas.

Alegres narcisos do prado se alinham

ao longo do estreito caminho, silentes a ouvir meus passos.

Doces tulipas acenam em respouso;

eu me ajoelho e busco em Deus o Bem maior...

Pois em volta do meu jardim há uma cerca firme

que guarda meu coração para eu decidir quem pode entrar,

e quem deve esperar,

do outro lado da cerca...

Que entrem todos os corações sinceros

Todos os gestos de carinho

Para aquecê-lo num doce calor...

Convido você para partilhar comigo

Horas de encanto e de magia

De amizade e de alegria

No jardim do meu coração!"